Chegando junto e indo direto ao assunto: Se você conhece a estrutura do seu cabelo, você vai ser capaz de identificar os prováveis problemas, e consequentemente, o caminho que deve seguir para resolver.
Por isso listei aqui as coisas importantes que você deve saber sobre seu cabelo:
A Composição
O cabelo humano é um filamento queratinizado que cresce a partir dos folículos, sua composição é principalmente a alfa-queratina, que é composta por cerca de 19 aminoácidos, sendo os principais : cisteína, serina, ácido glutâmico, reonina, glicina e arginina.
Além disso, a queratina é uma proteína fibrosa, com alta resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. Outras proteínas também presentes na fibra capilar são o colágeno, que é responsável pela forma do cabelo, e eventualmente confere elasticidade e resistência. Finalizando, existe também a elastina, que junto ao colágeno são essenciais para manter os cabelos saudáveis.
Os outros componentes são: Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, Hidrogênio e Enxofre. Além desses, o ferro, o zinco, o iodo e o alumínio, que também fazem parte da composição do cabelo.
A Estrutura
A estrutura básica do fio é:
- Cutícula
- Córtex
- Medula
A cutícula é o revestimento mais externo, suas células são extremamente pequenas e incolores. Cada célula contém uma camada lipídica que inclui o ácido 18-metil eicosanóico ( 18-MEA) e lipídeos livres.
O 18-MEA é responsável pela hidrofobicidade ( controla a entrada de água ) do cabelo. Caso, eventualmente, ocorra sua remoção por uso de cosméticos alcalinos (principalmente), é consequente o dano do cabelo.
As células da cutícula são unidas por um material intercelular rico em lipídeos, e sobrepõem-se umas às outras como telhas. Logo, seu papel principal é proteger o Córtex. Certamente é a parte do cabelo mais sujeita aos ataques diários, assim a ação dos cosméticos dependem do seu estado.
O córtex é o corpo real do fio, sendo ele formado por células preenchidas por moléculas de queratina. Contudo, é a organização destas que dá ao fio propriedades marcantes.
Ele é composto também por melanina, proteína que da cor ao fio. Sendo, o meio intercelular composto por uma queratina flexível, e ainda é rico em lipídeos. Acima de tudo, é no córtex onde ocorrem as transformações químicas do cabelo, através de quebras ou formações de ligações químicas entre os aminoácidos.
A medula (região mais interna) é um eixo oco, no interior do cabelo, formado por fibras de queratina. Sua função ainda é desconhecida, mas provavelmente está ligada a termorregulação.
Ciclo de crescimento
As fases de crescimento do cabelo são:
- Anágena
- Catágena
- Telógena
A fase anágena é a fase ativa de crescimento, durante a qual, a raiz do cabelo se divide rapidamente, e assim, aumentando a espessura do cabelo. Como resultado, desta fase o cabelo cresce aproximadamente 1 cm a cada 28 dias. Aproximadamente, cerca de 80% dos fios do couro cabeludo se encontram nessa fase, e ela tem duração de 2 a 7 anos (QUANTO MAIOR ESSA FASE MAIS FORTE E LONGO SERÁ O FIO); fatores genéticos, bem como fatores nutricionais e hormonais interferem no tempo de duração.
A fase catágena é um estágio de transição curto que ocorre no final da fase anágena. Portanto, sinaliza o fim do crescimento ativo de um cabelo. Nesta fase, a duração é cerca de 2 a 3 semanas.
A fase telógena é finalmente a fase de repouso do folículo piloso. É provável que, quando o corpo é submetido a um estresse extremo, cerca de 70% dos cabelos podem entrar prematuramente na fase telógena e consequentemente começarem a cair, causando uma perda notável de cabelo. Esta condição é chamada de eflúvio telógeno. Enfim, entre 50 e 100 cabelos são eliminados diariamente de um couro cabeludo normal.
