Folha de Oliveira: Sua aliada contra a queda de cabelos

Folha de Oliveira: Sua aliada contra a queda de cabelos

As folhas de oliveira contêm muitos constituintes bioativos, como a oleuropeína, que pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Embora, muitas vezes sejam tratadas como rejeitos, os extratos das folhas exercem potentes propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. 

Os primeiros registros do uso da folha de oliveira são no antigo Egito para fins medicinais e curativos. E ao longo dos séculos, elas são consumidas na forma de extratos líquidos – Chá. 

As oliveiras estão, na verdade, entre as mais antigas árvores cultivadas do planeta, com mais de 7.000 anos . Reconhecidas por seus muitos benefícios, os gregos já usavam azeitonas para beneficiar sua saúde interna e externa.

Enquanto os egípcios – junto com muitas outras civilizações mediterrâneas – usavam folhas de oliveira para tratar febre, dor e infecções. Eles também o utilizaram no processo de mumificação! 

O óleo derivado do fruto da planta (Azeite de Oliva) tem inúmeros usos, principalmente pela sua grande concentração em ácido oleanólico.

E como você já deve ter percebido, conceito de usar o azeite de oliva nos fios, está em alta e tem encontrando novas formas de sustentação no mundo da pesquisa científica.

Mas como a folha de oliveira pode beneficiar os cabelos?

1. Oferece suporte a folículos capilares mais fortes

Em um estudo pesquisadores descreveram a importância do estresse oxidativo, como um dos principais fatores que contribuem para os processos de envelhecimento do corpo, incluindo aqueles vivenciados pelos folículos capilares.

À medida que envelhecemos, nossas células e tecidos começam a produzir mais radicais livres. E ainda que, tenhamos processos de neutralização endógena, esses mecanismos começam a declinar e se tornam menos ativos com o tempo.

Nossos folículos capilares mostram sinais de envelhecimento na forma de:

  • Diminuição do número de melanócitos (células contendo pigmento), resultando em cabelos brancos e cinza.
  • Produção de cabelo reduzida.

Concluindo, o estresse oxidativo é uma variável significativa que contribui para a queda de cabelo.

Em outro estudo , publicado na Food Chemistry , descobriram que os fenóis da folha de oliveira apresentam atividades antioxidantes essenciais. Por sua vez, esses efeitos antioxidantes podem ajudar a combater os sinais de envelhecimento, incluindo a presença de cabelos brancos e quedas. 

Quando estudado em camundongos, os pesquisadores conseguiram mostrar que o extrato de folha de oliveira tem a capacidade de aumentar o tamanho e o número dos folículos capilares.

2. Promove mais brilho, e deixa os fios mais espessos.

O extrato de folha de oliveira é capaz de hidratar, principalmente em termos de folículos capilares. Assim, o resultado é um cabelo com brilho, sustentando por uma pele com aparência mais saudável.

 Na verdade, vários estudos também descobriram que a oleuropeína tem a capacidade de promover cabelos mais grossos e cheios, incluindo este estudo de 2015 .

3. Acalma a pele irritada

Além dos benefícios para o cabelo, o extrato de folha de oliveira pode promover uma pele mais saudável ao mesmo tempo que protege contra vários fatores ambientais, incluindo o sol. 

Quando aplicado topicamente, o extrato de folha de oliveira também tem ação calmante. Nesse caso, um produto contendo extrato de folha de oliveira pode ajudar a proteger, reduzindo a irritação.

Conforme afirmado em um estudo, publicado no International Journal of Cosmetic Science , ao usar o extrato de oleuropeína das folhas de oliveira, os pesquisadores foram capazes de reduzir a irritação da pele e os sinais de desidratação. Ao longo da pesquisa, o extrato de folha de oliveira melhorou a elasticidade da pele, fazendo-a parecer mais saudável e jovem. Além desse efeito protetor, este extrato também pode limpar os poros.

4. Protege contra raios ultravioleta prejudiciais

O extrato da folha de oliveira também pode reduzir ativamente o impacto negativo associado aos raios ultravioleta do sol. Mais uma vez, isso está relacionado a produção de radicais livres.

Uma vez que o uso das folhas estão associados a neutralização ativa dos radicais livres. Já documentado em vários estudos, incluindo este estudo de 2011 , o efeito benéfico pode reduzir significativamente o risco de complicações na pele relacionadas ao sol. Os pesquisadores afirmaram que as oliveiras têm sua própria função de proteção contra o sol, tornando o extrato de folha de oliveira um protetor solar natural.

Em outro estudo , publicado no The Journal of Nutrition , os pesquisadores descobriram que o extrato de folha de oliveira e, mais especificamente, a oleuropeína, ofereceu efeitos preventivos em relação a danos crônicos na pele induzidos por UVB.

5. Protege contra fungos e bactérias

A oleuropeína, também é amplamente responsável pelas propriedades antibacterianas e antifúngicas do extrato de folha de oliveira. Nesse estudo o extrato de folha de oliveira eliminou quase todos os microrganismos testados.

E nele os pesquisadores também descobriram que o extrato de folha de oliveira matava também os dermatófitos – tipo comum de fungos, conhecidos por afetar negativamente o cabelo, a pele e as unhas.

Em outro estudo, os pesquisadores descobriram que, o azeite e/ou o extrato de folha de oliveira podem ajudar a combater os microrganismos associados a infecções do couro cabeludo.

 Eles também afirmaram que os ácidos graxos insaturados, encontrados no azeite de oliva, podem suprimir significativamente o crescimento de fungos no couro cabeludo. E assim evitar vários problemas.

Concluindo

As propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antimicrobianas apresentadas pelo extrato de folha de oliveira apresentam um grande potencial positivo para tratar os fatores que prejudicam a saúde dos folículos capilares e de produzir novos fios.

Assim, o uso de extrato de folha de oliveira pode ser usado com segurança para tratamentos tópicos focados em promover ambientes de couro cabeludo mais ideais para os folículos capilares, neutralizando os radicais livres e protegendo-os de danos inflamatórios causados ​​por bactérias e fungos.  

No entanto, ainda há necessidade de aprender mais sobre os efeitos do extrato de folha de oliva nos folículos capilares, especialmente em termos de melhorias no crescimento.  

Como utilizar folhas de oliveira no cabelo?

Para utilizar é bem simples, basta preparar o chá e aplicar ao couro cabeludo, pelo menos 20min antes de lavar, associado a uma massagem capilar.

Chá de folha de Oliveira.
 basta um litro de água e 2 colheres de sopa cheia de folhas de oliveira seca. Ferva a água e despeje as folhas, tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Coe o chá e já está pronto para usar!

Título Página Separador Título do site

Janaina

2 comentários sobre “Folha de Oliveira: Sua aliada contra a queda de cabelos

  1. É sempre bom aprender mais sobre os efeitos que essas plantinhas podem causar no nossa cabelo/ pele. As vezes pagamos caro em cremes que não tem todos nutrientes necessários, enquanto uma planta do nosso jardim tem. Achei o post bem esclarecedor e completo, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: