Silicones: Heróis ou Vilões dos fios?

Silicones: Heróis ou Vilões dos fios?

Os silicones são utilizados em produtos de higiene pessoal desde os anos 50. Inicialmente limitado a produtos para cuidados com a pele, seu uso se espalhou para produtos para cuidados com os cabelos. Os silicones têm propriedades lubrificantes amplamente reconhecidas e criam uma sensação suave. Mas a questão é:  Eles são seguros de usar? E por que a comunidade de beleza recentemente viu uma reação aos silicones?

Embora os silicones dos produtos sejam considerados seguros, nem todos os silicones foram criados iguais. E os efeitos a longo prazo do uso, incluindo acúmulo e fragilidade capilar, vêm ganhando cada vez mais destaque.

Além disso, os tensoativos aniônicos ( vou chamar de “sulfato forte”) utilizados nos shampoo, causam danos excessivos, nos fios e é dito que somente eles são capazes de remover os silicones acumulados nos fios.

Em resposta, a esses problemas, a indústria da beleza introduziu “silicones solúveis em água” para lidar com os efeitos negativos dos silicones não solúveis, mantendo seus benefícios, especialmente para aqueles de nós com cabelos quimicamente tratados e / ou cacheados. Uma vez que, os fabricantes de cosméticos adicionam silicones aos shampoos, condicionadores e produtos de modelagem, para ajudar a criar o deslizamento necessário para desembaraçar e dar ao cabelo um brilho sedoso. 

Silicones não solúveis

São silicones que você não pode remover com água, e também não permitem a passagem da mesma, o que pode danificar inadvertidamente os cabelos.

 Isso acontece, porque os silicones “grudam” na superfície do cabelo, criando um filme semelhante ao plástico, impedindo que os fios absorvam água, ar e nutrientes. 

Sem o uso regular de shampoos com “sulfato forte”, o cabelo fica seco e quebradiço – o que leva a danos e quebra. 

Contudo, esses tipos de silicones têm uma vantagem ao proteger os cabelos contra altas temperaturas, sendo muito mais eficientes nessa tarefa do que a maioria dos óleos naturais.

O problema com os silicones não solúveis é o fato de selarem completamente o eixo capilar, não permitindo que a umidade penetre no fio.

 Uma alternativa, é utilizar o vinagre de maçã, no ultimo enxágue para remover o acúmulo moderado dos petrolatos.

Alguns silicones não solúveis que normalmente são encontrados em produtos para o cabelo incluem:

  • Dimeticone
  • Ciclometicone
  • Amodimeticone
  • Pheryl Trimethicone
  • Ceteraryl Methicone
  • Dimeticonol
  • Stearyl Dimethicone
  • Ingredientes que terminam com “-cone”
  • Amodimeticone (não solúvel quando o Trideceth-12 e o cloreto de cetrimônio estão ausentes)

Silicones Solúveis em Água

Como o nome já diz, um silicone solúvel em água é aquele que é capaz de dissolver na água. 

No entanto, é um silicone que é fácil de lavar, usando shampoos suaves ou apenas com condicionadores. 

Exemplos de silicones solúveis em água são:

  • Dimeticone Copoliol
  • Lauril Meticone Copoliol
  • Qualquer silicone com PEG como prefixo

Durante algum tempo, o ciclometicone foi considerada como solúvel em água, mas, na verdade, sua solubilidade está na extremidade inferior do espectro de solubilidade: 20 mg / L. Portanto, se o seu condicionador / máscara contiver ciclometicone, você precisará usar produtos com “sulfato forte” para remove-lo.

Leia a postagem sobre No e Low poo

Como remover silicone do seu cabelo?

Embora nem todos os silicones sejam ruins, ao longo do tempo sem uma rotina de lavagem apropriada, pode levar ao acúmulo de produtos, queda capilar e danos aos fios. Por isso, você deve incluir na sua rotina, uma etapa de peeling e detox capilar.

Surfactantes agressivos que você deve evitar:

  • sodium laureth, myreth, lauryl sulfate
  • sodium coco sulfate
  • ammonium lauryl and laureth sulfate

Alguns dos surfactantes de limpeza mais leves que você pode usar para se livrar do acúmulo de produtos. São:

  • sodium cocyl isethionate
  • cocamidopropyl betaine
  • sodium lauryl sulfoacetate
  • sodium lauryl glucose carboxylate

Alternativas naturais

Para reparar danos resultantes de produtos à base de silicone e nutrir o fio de cabelo, considere usar óleos naturais adequados, em vez de condicionadores e máscaras que contenham silicones.

Uma opção é trocar os produtos a base de silicone por manteiga de karité – um óleo natural é conhecido por bloquear a umidade e proteger o cabelo contra o calor quase igual a produtos com silicone. A manteiga de karité funciona para a secagem com calor baixo a médio. 

Janaina

11 comentários sobre “Silicones: Heróis ou Vilões dos fios?

  1. Oi, tudo bem? Que post mais informativo. Com certeza vai ajudar bastante quem procura saber mais sobre o uso de silicone. Fiz progressiva no meu cabelo então sempre estou em busca de bons produtos que deixe o cabelo macio e mais forte. Uma época ele quebrava bastante. Um abraço, Érika =^.^=

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: