Café realmente funciona para Crescimento Capilar?

Café realmente funciona para Crescimento Capilar?

Quem nunca ouviu falar do shampoo bomba de café? Será que ele realmente ajuda no crescimento capilar, ou será mais uma modinha da internet?!

Desde 2014 tem muitos estudos atestando a eficácia da café no crescimento capilar e hoje já é um composto presente em uma infinidade de produtos presentes no mercado.

A cafeína

cafeína

A cafeína é um estimulante: um composto orgânico solúvel em água, cristalino, amargo e branco, é um alcalóide da metilxantina. Também é a droga psicoativa mais consumida no mundo. Pode ser encontrada nas sementes, nozes ou folhas de várias plantas nativas da África, Extremo Oriente e América do Sul. A cafeína ajuda a proteger as plantas contra insetos predadores e a evitar a germinação de sementes próximas. A fonte mais conhecida de cafeína é o grão de café. Naturalmente, a cafeína também está presente em várias folhas de chá, incluindo mate, chá verde e preto, grãos de cacau, e guaraná.

Cafeína e crescimento do cabelo

Embora você deva pensar que o café da manhã que você tomou não foi apenas para acordar, mas também já deu aquela ajudinha no crescimento capilar, beber café não é o que irá ajudá-lo a crescer cabelos. Os cientistas estimam que precisamos de um equivalente a 50 a 60 xícaras de café para produzir resultados visíveis no crescimento do cabelo – visto que, a quantidade é insegura, insana e você NÃO deve fazer. Seria extremamente prejudicial ao seu corpo e colocaria você em risco de um ataque cardíaco. O café consumido por via oral também é conhecido por ser viciante: se você tomar mais de duas xícaras por dia, poderá formar uma dependência e poderá sentir dores de cabeça, ansiedade ou até depressão.

Entretanto, vários estudos mostraram que o folículo capilar absorve facilmente a cafeína diretamente. Isso explica a lógica por trás das lavagens com borra de café – as quais fazem sentido do ponto de vista científico.

Como a cafeína trabalha com folículos capilares?

Café para Crescimento capilar

Um estudo in vitro da Universidade de Lübeck, na Alemanha, analisou amostras de pacientes que sofrem de alopecia androgênica (AGA). AGA é uma forma comum de perda de cabelo entre homens e mulheres. As amostras foram cultivadas com diferentes concentrações de testosterona e / ou cafeína por um período de 120-192 horas.

Os pesquisadores, Fischer, Hipler e Elsner, fizeram biópsias de folículos capilares de 14 pacientes do sexo masculino, com idades entre 20 e 45 anos. Sendo que, cada paciente estava em diferentes estágios de perda de cabelo. Primeiramente, eles trataram folículos capilares cultivados com vários níveis de testosterona, o que, sem surpresa, resultou em lentidão no crescimento capilar. E depois eles trataram os mesmos folículos capilares com vários níveis de cafeína, contra um grupo controle (placebo – que não recebeu nem cafeína e nem testosterona).

Os resultados deste experimento mostrou que não apenas a cafeína cancelou os efeitos negativos da testosterona no crescimento do cabelo, mas também a cafeína sozinha, quando aplicada a um folículo piloso não pré-tratado com testosterona – levou a uma melhora no crescimento do cabelo.

Resultados

Neste estudo, o tratamento com cafeína, ocasionou:

  1. Alongamento aprimorado do eixo do cabelo – ou seja, aumentou a raiz do cabelo
  2. Duração prolongada do anágeno – como já falado no post sobre estrutura capilar – quanto maior a fase anágena mais longo e resistente será o fio.
  3. Proliferação estimulada de queratinócitos da matriz capilar estimulada – isto é, produziu mais queratina.

O mais surpreendente é que, após um período de 120 a 192 horas, os folículos capilares tratados com cafeína continuam a mostrar um crescimento mais rápido do que aqueles não tratados.

A cafeína funcionaria para todos?

Como quase tudo, a cafeína trabalha com diferentes eficácias para todos. Um grupo de cientistas, realizou um estudo adicional, desta vez em folículos capilares femininos e masculinos. Os folículos capilares femininos exibiram maior percepção e, portanto, melhores efeitos da cafeína no crescimento capilar (desculpe, Homens!).

Como Usar

As lavagens com o café e/ou com as borras de café, podem ajudar no crescimento do cabelo através do mesmo mecanismo descrito no estudo. Outro estudo mostrou que a absorção de cafeína ocorre entre 2 e 20 minutos de aplicação. Isso significa que, para que a cafeína seja absorvida ao máximo pelo folículo, você precisa deixar e / ou esfregar o cabelo por até 20 minutos para obter o máximo de resultados positivos da cafeína no folículo piloso.

  • Enxague com Café: Faça um café bem forte e sem açúcar, deixe esfriar, e passe logo após o shampoo, deixe agir por 20 minutos e enxágue.
  • Borra de Café: Aqueça o óleo de sua preferência e misture a borra de café, mexendo até formar uma pasta homogênea. Massageie, no cabelo entre 5 e 10 min. Lave normalmente ( Indico o método UCPE – U-umectação C- Condicionador P- Pausa E- Enxague)
  • Shampoo Bomba: Vale colocar borra de café no shampoo sem sal também, contudo lembre de deixar pelo menos 10 minutos o shampoo no couro cabeludo.


Observação : Cabelos claros podem manchar, portanto, Cuidado!

Janaina

15 comentários sobre “Café realmente funciona para Crescimento Capilar?

  1. Não sabia de todos esses benefícios da cafeína no cabelo, fiquei bastante surpresa. Como ajuda no crescimento provavelmente vou fazer a receita, meus cabelos são muito quebradiços. Amei os resultados

  2. Desconhecia totalmente os benefícios da cafeína,por isso achei muito interessante e útil esse artigo, com tantas informações. e dicas.

  3. Apaixonada! Eu confesso que faço pouco uso desses produtos naturais pro cabelo mas vou dar uma chance, os benéficos da cafeína por exemplo são maravilhosos! Adorei o post amiga! Beijos

  4. Já tinha ouvido falar desse shampoo bomba café, a gente ouve muitas coisas mais não sabemos o certo se é verdade, o seu artigo está super completo, com informações importantes, estou querendo que meus cabelos cresçam, gostei de saber vou tentar aqui, bjs.

  5. Estou precisando,vou testar estou precisando meu cabelo cai bastante e não cresce chega me um determinado tamanho estaciona. Adorei o post

  6. Que dicas valiosas! Gostei muito… Nao sabia de todos esses beneficios do café. Acho que vou testar! Bom que você deu tres opçoes de uso.
    Bjus!❤🍓

  7. Olá,

    Confesso que não fazia ideia de que café poderia auxiliar no crescimento de cabelo, mas já gostei bastante da informação. Seu post está bem completo e informativo, o que nos permite ter um conhecimento de tudo bem abrangente. Vou usar uma das formas de uso que você citou e ver como vai funcionar nos meus fios. Adorei o post!

    Beijos!

  8. Eu adoro café, mas ainda não conhecia o shampoo bomba. Achei bem interessante as dicas dadas, até porque realmente não conseguiríamos tomar tanto café para alcançar os objetivos. As dicas caseiras são fáceis de fazer. Legal conhecer essa pesquisa que fizeram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: