Luna Nera – 4 Motivos para assistir

Luna Nera – 4 Motivos para assistir

No dia 31 de janeiro a Netflix lançou a série Luna Nera. E Ela tem conquistado o coração de muitas bruxinhas por ai, por isso, decidi vir expor a minha opinião sobre.

Sobre Luna Nera

Baseada na Obra “Luna Nera – As Cidades Perdidas” , da autora Tiziana Triana, que também ajudou na produção. É dirigida por  Francesca Comencini, Susanna Nicchiarelli e Paola Randi. E produzida por Francesca Manieri, Laura Paolucci e Vanessa Picciarelli.

A série original do Netflix, é de origem Italiana, e se passa na própria Itália, século XVII. Como é gravada aos arredores de Roma, ela trás cenários maravilhosos e muito bem contextualizados.

Conta a história de Ade (Antonia Fotaras), que foi acusada de bruxaria, após a morte de um bebê, no qual participava do parto. Depois disso, Ade foge para a floresta, onde encontra as “Cidades Perdidas”, lugar povoado por Bruxas de fato. Como também a história de Pietro (Giorgio Belli) jovem médico que retorna da capital, para cuidar da mãe enferma – Mãe do bebê morto ao nascer.

Como podem imaginar, os personagens vivem aquele romance proibido estilo Romeu e Julieta, onde o filho do líder dos caçadores de bruxas, e a acusada de bruxaria apaixonam-se, e vão contrários a todas as regras.

Luna Nera

Entrelinhas

Tenho visto muitos artigos que tratam sobre a Série começando da seguinte maneira: -Série totalmente produzida e dirigida por mulheres. De fato é. E isso deve ser enaltecido. Mas não sei se fico feliz pelo reconhecimento, ou preocupada. Enfim, uma série de bruxas dirigida e produzida por mulheres é algo realmente incrível.

Motivo 1 : Série produzida e dirigida por mulheres.

Os nossos inimigos estão se preparando para nos destruir

Para acabar com nossa existência

Porque representamos o que eles mais temem.

A possibilidade de criar um novo mundo com rosto de Mulher.

A série é bastante fantasiosa, e isso me desagrada um pouco, porque luto para desmistificar a bruxaria. Mas ela retrata maravilhosamente bem a caça as bruxas no século XVII, com direito a Malleus Maleficarum – Obra que era o guia da perseguição as mulheres acusadas de feitiçaria. O que mostra que as criadoras sabem bem sobre o assunto.

Apesar de ainda não ser a série que vai tratar, a bruxaria como realmente é, muito pode ser lido nas entrelinhas.

Fato: Vivemos em uma sociedade Patriarcal, e nem sempre foi assim. Nas culturas iniciais, temos a mulher como centro, por ter a capacidade reprodutiva, e ter uma ligação especial com a natureza, já que podiam comparar os ciclos naturais, com o seu próprio. O homem foi ganhando espaço a medida que foram surgindo disputas territoriais e usar de força maior se fez necessário.

Predominando hoje essa cultura, onde nós, mulheres, já nascemos castradas, separadas do culto a natureza, e distantes da nossa versão mais selvagem. A caça as bruxas entra exatamente nesse contexto – Fios soltos devem ser cortados!

A série mostra isso com a analogia das “cidades perdidas”, local onde o poder feminino é reverenciado, e homens e mulheres podem viver em comunhão com a Natureza. Como também, a inveja e medo do homem medial, do poder da mulher.

Motivo 2: A caça as Bruxas é muito bem retratada. E a essência da bruxaria pode ser lido nas entrelinhas

O romance proibido de Ade e Pietro, parece totalmente previsível no inicio, e no fundo é. Mas em determinado ponto da série a história nos surpreende, e te dá aquela vontade de mais.

E não é só isso, nos últimos capítulos, a história se torna totalmente surpreendente, deixando aquela ansiedade para a próxima temporada.

Motivo 3: A história é envolvente.

Não é todo o dia que nos deparamos com uma obra italiana não é mesmo? Então, o dialeto é simplesmente apaixonante, os cenários maravilhosos. Assim, vale a pena sentar e aproveitar o que a série tem a nos oferecer.

Motivo 4: Ótima para conhecer um pouquinho mais da Itália

Leia também: – Bruxa: você sabe o que é, e o que faz?

Janaina

One thought on “Luna Nera – 4 Motivos para assistir

  1. Boa noite querida, sabe fiquei muito curiosa para assistir, não conhecia está série, que legal produzida e dirigida por mulheres é maravilhoso isso, tem romance proibido, confesso que gosto kkkk história envolvente, e ainda vou poder conhecer um pouquinho da Itália, é tudo de bom, parabéns pelo post, gostei muito, beijinhossssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *