No e Low Poo – Guia Completo

No e Low Poo – Guia Completo

O Bruxa de Farmácia, em parceria com a Danielle Barbosa do Blog Espaço Dividido, trouxe para vocês postagens relacionadas a dicas e cuidados com cabelos cacheados. A Dani preparou uma postagem sensacional e indispensável, mostrando quais são os 10 erros que toda cacheada comete. Sendo que aqui, montei um Guia, para não se perder mais nas Técnicas de No e Low poo.

O que é No e Low poo?

Tudo começou com o Livro Curly Girl, (em português, Manual da Garota Cacheada), quando a autora Lorraine Massey, brilhantemente, propôs não só a utilização de agentes de limpeza mais suaves, mas também a utilização de produtos que tratam verdadeiramente os cabelos, sem mascarar a saúde dos fios.

Estou lendo o livro e irei trazer muito dele aqui para o blog. Confesso que tenho aprendido  muito com ele, como: identificar os cabelos, e receitas super nutritivas.

A técnica foi inicialmente proposta para as Cacheadas. Contudo, todas podem se beneficiar com ela. Afinal, diminuir a agressão e nutrir melhor o cabelo não faz mal pra ninguém, não é mesmo?

No que consiste a Técnica

Para começar, você tem que entender que assim como o corpo, os cabelos requerem cuidados diários.

E precisa também quebrar alguns conceitos são necessários, como – “O  shampoo bom é aquele que espuma muito.”

A maioria dos shampoos apresentam detergentes fortes que retiram toda a lubrificação do cabelo e ainda alteram as células da cutícula causando o inchaço dos fios. Esses, normalmente, são compostos formados por uma cadeia de carbônica e um íon sulfato na ponta, por isso são conhecidos como surfactantes. Um exemplo muito comum é o Lauril Sulfato de Sódio.

O cabelo cacheado, normalmente é uma superfície seca e porosa, então ele segura o shampoo cheio de detergentes como uma esponja. Sendo assim, fica muito difícil retirar todo o produto depois. E isso é um desastre para os fios, principalmente os crespos!

Sim! uma limpeza mecânica é possível

A fricção das pontas dos dedos combinada com um shampoo mais leve ou um condicionador irá afrouxar, romper sujeira e acúmulo de produto, deixando o couro cabeludo limpo. O movimento de massagem também estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, que traz nutrientes para os folículos pilosos, ajudando o cabelo a crescer e permanecer saudável.

Pense!

Você resolveu, diminuir ou parar de usar shampoos com tenso ativos que ressecam o seu cabelo. Então você terá que rever todos os demais produtos de cuidados – condicionadores, máscaras, leave-in e tudo que aplica no seu cabelo tem que ser coerente com a nova realidade.

Para isso deve esquecer todos os produtos que tenham óleo mineral, parafina, e silicones insolúveis em água. Já que sem um shampoo tradicional você não conseguiria remove-los. O que pode se tornar um problema, uma vez que o acúmulo pode obstruir os folículos.

Low Poo

Quer dizer “pouco shampoo”, e consiste em utilizar shampoos com agentes detergentes mais fracos, como alguns tensoativos catiônicos e anfóteros. 

Com a retirada do sulfato, é necessário retirar também alguns derivados do petróleo que podem ficar impregnados nos fios.

No Poo 

Significa “sem shampoo”.

Exatamente!

Essa técnica consiste em lavar os cabelos sem shampoo. Contudo, hoje já temos shampoos adaptados a técnica. E para ter sucesso na técnica, é também necessário retirar todos os produtos que são insolúveis em água, que podem ficar impregnados no cabelo.

Coo Wash

Quando uma pessoa é adepta ao No Poo, ela não usa shampoo para lavar o cabelo. Dessa forma, o No Poo é frequentemente associado a Co-Wash, o que significa “lavar com condicionador”. Esse, consiste em produtos que não contêm substâncias “proibidas”, como sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.

Lista de Proibidos e Liberados

Para facilitar a sua vida deixei preparado uma lista de ingredientes proibidos para você consultar na hora de comprar seus produtos.

Janaina

11 comentários sobre “No e Low Poo – Guia Completo

  1. Sinceramente, se eu não ficasse agoniada pararia com o shampoo de vez. Já não uso muito (cacheadas sabem que o vidro de shampoo dura dois meses enquanto o de condicionar não dura duas semanas hahaha), e acho que meu cabelo fica bem mais leve sem ele.
    Não sabia que existia um nome para isso. O post foi bem informativo pra mim <3

  2. O no poo eu já tentei e não deu certo com meu cabelo e o couro cabeludo ficou complicado rs Já o low poo tem algumas marcas que dão super certo e outras eu sinto que meus fios não ficam limpos, deve ser alguma diferença na composição mas eu nunca cheguei a comparar.
    Eu fiquei uns bons anos sem entender direito sobre essas técnicas pq cada pessoa falava uma coisa e existia muita polêmica em torno do assunto. Hoje ainda existe um pouco de polêmica mas as pessoas já tem mais conhecimento, o que é bom 🙂

  3. Eu não consigo decidir se eu salvei esse post, ou se ele me salvou. Já há um bom tempo eu tenho vontade de investir nessa mudança de hábitos, mas acabo enrolando o estudo. Essa lista já está como favorita, vou consultar na próxima vez que fizer compra de produtos pro meu cabelo! Obrigada.
    Literalize-se

  4. Oie, tudo bem? Não tinha ideia que esse movimento tinha iniciado após um livro. Agora fiquei curiosa para saber mais sobre o assunto. No meu cabelo faço progressiva então já uso produtos diferentes, essa semana comecei usar shampoo e condicionar novos e meu cabelo está lindo. Um abraço, Érika =^.^=

  5. Eu fiz “No Poo” por um tempo, mas depois caí no pecado e voltei a usar shampoos supercheirosos :S
    Adorei a lista dos elementos proibidos e liberados. Salvei aqui. Thanks! 😉

  6. Depois de aaaanos de resistência por pura ignorância eu estou, enfim, começando a me aprofundar de verdade em pesquisas sobre low poo… Tô começando minha grande aventura pelo mundo dos cabelos fantasia e se continuar lavando da maneira que faço hoje não vai durar NADA, então hora de fazer a coisa direito, né? Fico até com vergonha porque eu era dessas que lavava os cabelos TRÊS VEZES com muuito shampoo pra sentir que estava limpo, não tem couro cabeludo e cacho bonito que aguente, né? Salvei essa imagem dos liberados (muito obrigada por ela, inclusive) e vai me ajudar MUITO nesse processo, arrasou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: