Óleo de Coco – Como funciona nos seus cabelos

Óleo de Coco – Como funciona nos seus cabelos

Você já reparou que muitos cosméticos tem óleo de coco na formulação? Contudo, a questão é – Ele realmente faz bem à saúde dos fios ? 

O que é o óleo de coco?

O óleo é extraído da polpa do coco maduro. E devido ao seu alto teor de gordura saturada, ele é bastante resistente ao processo de Rancificação ( Ficar rançoso). Desse modo, dura até 6 meses em temperatura ambiente, sem sinais de deterioração.

É composto de :

Ácidos graxos Saturados – Decanóico, Caprílico, Mirístico, Palmítico, e o principalmente, Láurico ( Quase 50% da composição )

Ácidos graxos Monoinsaturados – Oleico 

e aproximadamente 5% de outros ácidos polinsaturados.

Ácido Láurico
Ácido Láurico

E todo o segredo do óleo de coco está envolvido com o ácido láurico. Por ter baixo peso molecular e uma cadeia reta, ele penetra mais facilmente na estrutura do fio capilar, quando comparado a outros óleos.

Em uma pesquisa publicada no Journal Cosmetic Science em 2002. Pesquisadores comparam o óleo de coco com o de girassol e o mineral – Foi observado que o óleo de coco, dentre os três foi o que melhor penetrou na estrutura capilar, protegendo o conteúdo proteico dos fios. O motivo é que além de boa penetração, acredita-se que o óleo se ligue as proteínas dos fios. Dessa forma, ele diminui o inchaço (entrada excessiva de água) evitando a quebra do fio.

Concluíram então que o óleo de coco, pode ser ótimo para lidar com danos causados como por exemplo shampoos, tinturas.

Dica: Invista em usá-lo como pré-poo.

Posso usar o Óleo de coco na Raiz?

Sim! Ele, tem função bactericida e fungicida. E ainda, preenche os folículos, evitando a entrada de sulfatos e água, que podem afrouxar a raiz capilar e causar queda.

Ele é seguro? 

Pesquisadores, fizeram vários testes e determinaram que o Óleo de coco é seguro para uso tópico, uma vez que sua penetração na papila dérmica é limitada. Contudo, pode causar irritação em pessoas com hipersensibilidade.

Concluindo

Não podemos afirmar que ele sirva para crescimento capilar. Mas, estudos apontam que ele ajude na proteção dos fios e dos folículos.

Como Usar

Associe métodos!

1.Desembarace o cabelo com a técnica de inversão capilar.

2. Aqueça o óleo um pouco, ( não deixe ficar quente, para não perder as propriedades e não se queimar).

3. Passe na raiz Massageando.

4. Passe no comprimento fazendo movimentos de cima para baixo – Nunca o contrário.

5. Deixe agir por no mínimo 20 min. ( Fazer Umectação Noturna também vale ).

A pré lavagem é a melhor maneira de obter todos os benefícios do óleo. Mas você pode usar para “batizar” sua máscara capilar.

*Atenção*

Óleos de coco pode ressecar alguns cabelos. Como foi falado, o óleo de coco tem ótima penetração, e em alguns cabelos até de mais, então cabelos que precisam de reposição de água – Os fios podem ficar ressecados ou com aparência plastificada. Uma vez que esse impossibilita a entrada de água no Córtex capilar.

Janaina

23 comentários sobre “Óleo de Coco – Como funciona nos seus cabelos

  1. Eu adoro shampoos que tenham óleo de coco em sua formulação, mas confesso que nunca testei em meus cabelos ele in natura, vou testar nas pontas e ver o que acontece, se não ressacar passo no cabelo todo, valeu pela dica!

  2. A gente sempre ouve falar dos benefícios do óleo de coco, mas é muito importante saber detalhes desses benefícios e também que pode em alguns casos ressecar os cabelos. É bom ficar de olho, e, claro, usar tudo isso a nosso favor.

  3. O óleo de coco é rico em gorduras chamadas triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados de maneira diferente da maioria das outras gorduras. Essas gorduras especiais são responsáveis por muitos dos benefícios à saúde, o óleo de coco tem bons benefícios em várias dicas de beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: