Óleo de Rícino, Realmente faz o Cabelo Crescer?

Óleo de Rícino, Realmente faz o Cabelo Crescer?

Se você já está em uma jornada de crescimento capilar há algum tempo ou está apenas começando – talvez já tenha ouvido falar sobre o óleo de Rícino. E talvez até tenha um frasquinho ai no seu banheiro. No entanto, há uma série de debates sobre o tema se o óleo de realmente funciona, e se funciona – poucos realmente sabem o porquê.

Por isso o Desformulando veio te contar como esse laxante pode ajudar no crescimento capilar.

O que é óleo de mamona?

O óleo de rícino é um óleo vegetal extraído dos grãos de mamona (latim:  ricinus communis ). É aproximadamente 90% de ácido graxo – ou seja, ácido ricinoleico. Os 10% restantes são constituídos por 6 a 8% de elados e lineleatos e outros componentes menores. Várias indústrias usam derivados de mamona: fabricação de sabões, lubrificantes, fluidos hidráulicos e de freio, tintas, corantes, tintas, ceras, produtos farmacêuticos e perfumes.

Magia do ácido ricinoleico

ácido ricinoleico

O ácido ricinoleico atua ativando um receptor de prostaglandina E2. Que é um composto lipídico ativo existente em quase todos os tecidos do corpo humano. O ácido ricinoleico se liga e ativa esse receptor, o que resulta, entre outras coisas, na dilatação dos vasos sanguíneos. Como medicação, de acordo com artigo publicado em 1974, the Journal of Clinical Investigation, a estimulação do receptor da prostaglandina E2 induz o trabalho de parto e alivia a constipação, uma vez que existe uma concentração maior deste receptor nos revestimentos uterino e intestinal. ( Por isso não é indicado para mulheres Grávidas) 

A composição de 90% de ácido ricinoléico do óleo de mamona ativa a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando assim o fluxo sanguíneo, incluindo o do couro cabeludo em aplicações tópicas. Um melhor fluxo sanguíneo fornece mais oxigênio e nutrientes à raiz do cabelo.( Expliquei como funciona nesse post). Por sua vez, isso leva a cabelos mais saudáveis ​​e a um crescimento mais rápido. 

A Ricina 

Ricina

A ricina é uma proteína presente nas sementes da mamona (Ricinus communis L.), considerada uma das mais potentes toxinas de origem vegetal conhecida. Essa proteína é classificada dentro de um grupo especial de proteínas denominadas RIPs (do inglês Ribosome-Inactivating-Proteins), ou proteínas inativadoras de ribossomos. As proteínas desse grupo são capazes de entrar nas células e se ligar a ribossomos, paralisando a síntese de proteínas e causando morte da célula. Uma semente de mamona contém ricina suficiente para levar uma criança à morte.

 Mas eu preciso preocupar com a Ricina?

Não, A ricina é separada no processo de produção do óleo. Além disso, a Ricina não é solúvel no óleo, portanto o óleo de Rícino não possui Ricina.

*Atenção*

O óleo não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possuem disturbios intestinais. devido a sua atuação na prostaglandina E2.

Como Usar

A melhor maneira de utilizar é puro – ou diluído em outro óleo – como azeite de oliva ou óleo de coco- uma vez que é muito denso. E associar a uma massagem capilar caprichada.

Referências

Ricina

Efeitos dos ácidos oleico e ricinoléico na água jejunal líquida e no movimento de eletrólitos. Estudos de perfusão no homem.

Janaina

13 thoughts on “Óleo de Rícino, Realmente faz o Cabelo Crescer?

  1. oi!
    Eu já ouvi falar dos benefícios do óleo rícino,mas fiquei com medo de usar pois vi muitas meninas dizendo que teve alergia ao óleo de rícino…

  2. Não fazia ideia de que o óleo de rícino fosse bem para os cabelos e nem tão pouco que vinha da mamona. É importante entender bem o porque da indicação de um produto e todo o processo que abrange, até mesmo para realmente ter certeza que funciona. O post é excelente.

  3. Olá,

    Seu post tem muitas informações válidas sobre o óleo de ricino, então é claro que já curti bastante cada uma delas. Já usei algumas vezes o produto em meus cabelos e se deu muito bem, então pretendo usar mais vezes. Belo post para quem tem dúvidas em relação ao produto. Arrasou!

    Beijos!

  4. Eu adorei saber mais sobre o óleo de mamona. Faço uso que é ótimo para o crescimento das unhas, é rico em antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias que alivia os fungos. É um excelente produto para a pele, cabelos e unhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *