Massagem Capilar

Massagem Capilar

Técnica barata, fácil e que traz muitos benefícios a saúde dos fios.

Ter cabelos bonitos e saudáveis, certamente, é o objetivo de muita gente. Muitas vezes tentamos inúmeras coisas e gastamos rios de dinheiro, para alcançá-lo. Contudo, existem coisas simples que podemos fazer no nosso dia-dia sem gastar muito (ou nada), que são cientificamente comprovados, no auxílio do crescimento capilar, espessura do fio, e ainda aumentam a fase anágena do ciclo, garantindo fios longos ( No post de estrutura capilar explico o ciclo de crescimento do cabelo) . Entre elas está a massagem capilar.

massagem capilar

Em 2016 um grupo japonês publicou na revista Eplasty, um estudo demonstrando que apenas 4 minutos de massagem diária pode melhorar não só o crescimento capilar como também a espessura do fio. E a explicação não é só porque melhora a irrigação sanguínea como estamos acostumados a justificar. 

A hipótese dos pesquisadores, se baseia no fato de que órgãos, tecidos e células são frequentemente expostas a estímulos mecânicos e são responsivos a eles. Como exemplo: as células do olho que se adequam a luminosidade.

Nesse contexto, a massagem é uma maneira de fornecer forças mecânicas ao couro cabeludo, incluindo epiderme, derme, apêndices da pele, vasos sanguíneos e nervos.

No presente estudo eles demonstraram que após 24 semanas de massagem diária de 4 minutos foi capaz de ativar 2x mais genes envolvidos na regulação do ciclo capilar, que em voluntários que não receberam a massagem. Além disso, o estímulo mecânico é capaz de ativar canais dependentes de potássio, que também é o foco de atuação do Minoxidil. 

De forma geral, a massagem capilar não só melhora o fluxo sanguíneo, fornecimento de nutrientes e ativa genes responsáveis pelo ciclo capilar.

Ela também é relaxante.

massagem capilar

Outro estudo, também publicado em 2016 demonstrou que a massagem capilar é capaz de diminuir hormônios do estresse, a pressão e frequência cardíaca. Considerando que, o estado de Estresse também favorece a perda dos cabelos, portanto, a massagem também auxilia nesse ponto. 

Como Fazer?! 

O ideal é fazer na hora ou antes da lavagem (pré-poo). Vale utilizar óleos essenciais como o de Hortelã pimenta (que também é cientificamente provado no auxílio do crescimento capilar). 

Comece com movimentos circulares com as pontas dos dedos, na testa, e vá subindo para o topo da cabeça. Faça movimentos de vai e vem com os dedos no topo da cabeça. Faça leve pressão nos dedos, e se doer em algum lugar volte e massageie novamente para aliviar a tensão. Não tenha pressa! Gaste pelo menos 10 minutos massageando seus cabelos.

Dica extra!!!

pente de dentes largos

Utilize pentes de dentes largos, e penteie os cabelos com eles jogados para frente, começando pela nuca. Ao abaixar a cabeça você melhora o fluxo sanguíneo, e massageia com o pente.
Esta técnica é chamada inversão capilar ( Veja a postagem completa)

Janaina

One thought on “Massagem Capilar

  1. Olá Janaína,

    Realmente acabamos gastando muito com outras coisas e muitas vezes não pensamos que coisas simples podem trazer muitos benefícios. Nunca fiz uma massagem capilar, mas este post abriu meus olhos e vou tentar aplicar essa técnica para ver se traz algum benefício para meus fios. Adorei o post!

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *